03/05/2018 - Vinte e quatro empresas de Londrina recebem Selo de Qualidade no Turismo

 

Artigo de opinião de Paulo Solmucci* divulgado no site UOL


A área do turismo receptivo em Londrina vem se destacando cada vez mais no cenário nacional. Prova disto é a entrega do "Selo de Qualidade no Turismo" para 24 empresários londrinenses. Dentre eles, cinco ficaram entre os melhores do Paraná e também receberam um troféu como premiação. A solenidade foi realizada em Curitiba, na última sexta-feira (27), pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Concorreram ao prêmio, 230 empresas de micro e pequeno porte do Paraná, dos segmentos de gastronomia, hospedagem, espaço para eventos, agências de turismo receptivo, transporte turístico, locação de automóveis e organização de eventos. Destas,138 receberam o selo, sendo que 33 são de Maringá; 24 de Londrina; 23 de Curitiba; 21 de Foz do Iguaçu; 19 são dos Campos Gerais; 17 do Litoral e uma de União da Vitória.

Todas foram avaliadas segundo critérios de excelência em gestão, processos essenciais do setor e qualidade no atendimento ao cliente. A análise foi realizada por um consultor independente. Segundo o diretor de Turismo do Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Fabian Trelha, o cenário competitivo ajuda os empresários a trabalharem em prol da melhoria dos serviços prestados, e o selo é um diferencial para aqueles que o obtém, pois auxilia na atração de novos clientes e de investidores.


"Londrina tem uma rede gastronômica completa, que abrange todas as culturas, uma hoteleira preparada para receber vários eventos, além disso, é uma das cidades que melhor recebe os visitantes segundo ranking nacional, e presta serviços de qualidade através de seus meios receptivos, seja através das locadoras de veículos, agências de viagens, hotéis, bares e restaurantes", explicou Trelha.

O objetivo do programa do Sebrae é ajudar os empresários a aumentarem a credibilidade de seus negócios, através de um reconhecimento técnico, garantindo um diferencial competitivo no mercado. Por isso, além do selo, os técnicos ajudam na capacitação e qualificação do empreendimento.

Para isso, as empresas passam por um processo de implementação de melhorias até receberem a certificação, o que dura até dois anos. Os empreendedores precisam elaborar um diagnóstico com relatório e plano de inovação e melhorias; participa de capacitações específicas, realização de viagens de benchmarking a destinos semelhantes e conhecem outras empresas com as melhores práticas no seu segmento.

Em Londrina, o Empório Guimarães ficou em primeiro lugar na categoria "espaço para eventos", pelo segundo ano consecutivo. O Mercado Guanabara, que também integra o Grupo Guimarães, foi certificado pelo selo na categoria "gastronomia" com 95,4% de conformidade com os critérios.

O programa da entrega do selo é desenvolvido pelo Sebrae do Paraná e Fecomércio, com a parceria da ABIH-PR (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná), Abrasel-PR (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná), Abav-PR (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná), ABEOC/PR (Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná), Paraná Conventions e Paraná Turismo.


Fonte: Redação Bonde com N.Com

 

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