A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realiza, a partir desta terça-feira (17), em Manaus, o 24º Encontro Nacional Abrasel e a Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa). Este último, que se estende até sábado, 21, será aberto ao público e contará com 86 estandes para visitação, quatro eventos de grande porte, além da presença de dez chefs renomados.

Destinada a empresários e profissionais da área, estudantes de gastronomia e nutrição e amantes da boa culinária, a Figa, que acontece em dois locais diferentes (no Centro de Convenções Vasco Vasques e no Salão Nobre do Studio 5), tem o objetivo de resgatar a gastronomia amazônica e inserir o Estado na rota da alta gastronomia. Segundo a presidente da Abrasel Amazonas, Janete Fernandes, a feira será para a gastronomia local o que a Feira Internacional da Amazônia (Fiam) é para o Polo Industrial de Manaus. “O segmento de bares e restaurantes, hoje, empregam 100 mil pessoas. A Figa vem para solidificar o segmento de bares e restaurantes que cada vez mais se qualifica”, afirmou a presidente.

Uma das atrações da feira será a Arena Gastronômica do ‘Bar em Bar 2015’, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques. No local, os visitantes poderão degustar pratos com preços populares em 15 estandes, que estarão abertos das 15h às 22h. Dentre outros, a edição deste ano conta com estandes do Barão Cervejas, Cachaçaria do Dedé, Eddy´s Burguer, Loppiano Pizza e muito mais. Para conferir a lista completa, acesse no site do evento.

A Figa contará, também, com o lançamento da sétima edição do Guia Abrasel 2015, que acontece no dia 17 de novembro, às 19h30. A publicação em versão bilíngue terá uma tiragem de 30 mil exemplares e será distribuída em pontos turísticos, bares, restaurantes, agências de viagens, aeroporto e pontos de taxis da cidade, além de uma versão online gratuita para os sistemas operacionais  iOS e Android.

Chefs internacionais e locais

Uma das características da Figa é poder sediar outros eventos menores do setor, como o já citado ‘Bar em Bar 2015’, ou o 24º Encontro Nacional da Abrasel e o Encontro de Negócios do Pescado da Amazônia. Mas, destes, o que mais chama a atenção é a 3ª Semana Qualidade Abrasel, que será dividida em palestras e cozinhas show, cujas inscrições serão gratuitas com disponibilidade de vagas 30 minutos antes do início.

As palestras oferecerão conhecimento para administradores e áreas afins de bares e restaurantes. Estarão presentes especialistas de diversas áreas que interessam aos donos de bares e restaurantes, mas podem ser assistidas por todos os visitantes da Feira.

Já a cozinha show contará com os chefs Mariana Sebbes (Argentina), Maurício Matos, Hiroya Takano, Elisângela Valle, Felipe Schaedler e Dona Brazi (Amazonas), Kalymaracaya (Mato Grosso do Sul), Pere Planagumá (Espanha), Karlos Ponte e Luis Moreno (Venezuela) e Palmiro Ocampo (Peru). Os chefs exibirão técnicas de cozinha de vanguarda e de cozinha criativa usando ingredientes amazônicos, o uso de plantas alimentícias não convencionais, além da criação de pratos com base na gastronomia indígena do Alto Solimões e da etnia Terena.

Para a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Oreni Braga, a Figa é uma indutora do turismo e representa uma novidade para o turista que está em Manaus, para os turistas da Região Norte e para os amazonenses que aqui residem. “Os ingredientes amazônicos são únicos e exóticos,  a nossa gastronomia é um forte atrativo e por isso a importância da Feira para o fomento do turismo no Amazonas”, concluiu a presidente. 

Fonte: D24AM